"Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição"

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Lajedo do Tabocal a História - Blog do Vereador Felipe Mendes

13 de junho comemoramos 22 anos de Emancipação Política


A comunidade surgiu por volta de 1890, aproximadamente 365 km da capital, no sudoeste da Bahia, Lajedo do Tabocal é conhecido por possuir um clima de frio típico europeu, em dias de frio a temperatura chega a 12º, sua cultura é forte em café o município fica a 890 ms do nível do mar, por isso faz calor durante o dia e frio durante a noite. Devido à concentração de famílias atraídas pela fertilidade do solo e disponibilidade de terras. Inicialmente denominado de Lajedo de José Anacleto, depois de Manoel Grande e posteriormente Lajedo do Tabocal.
 A denominação de Lajedo do Tabocal se deve a existência de grande quantidade de tabocas (bambus) nas proximidades de um lajedo. Durante a fase inicial de exploração agrícola, houve conflito de terras, solucionados em 1922, através do programa de distribuição de terras. A boa adaptabilidade do solo na exploração do café, fumo, mandioca e feijão contribuíram, consideravelmente para fixação das famílias na região. Como área de influência tem os Povoados do peixe, Morro das Rosas; concentração de mini e pequenos produtores na Fazenda Nova, Santana, Angico, São Pedro de Figueiredo. A comunidade vive em função da lavoura cafeeira no que tange a tratos culturais, colheitas, etc. Lajedo do Tabocal teve grandes nomes que hoje são identificados por ruas , órgãos públicos, monumentos históricos, etc. 
Exemplos de grandes nomes , o doutor Antenor Rodrigues Costa, que por volta da década de 50 realizava atendimentos em toda a região a cavalo, de jipe, e às vezes andava kms a pés, salvando crianças em partos complicados e gripes Asiáticas de maiores complicações. Dona Chacrete ou Mãe Preta, foi umas das primeiras auxiliares de ensino de Lajedo do Tabocal e sua mãe uma Parteira de mão cheia. Aurélio Assis, Detentor de um comércio forte e poderoso em frente a atual igreja Católica , conseguiu junto com uma tradicional família ( Honoratos) mudar a festa do Padroeiro São Miguel Arcanjo do Charco para a sede Município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário