"Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição"

sexta-feira, 3 de junho de 2011

São João em Lajedo do Tabocal 2011

O São João do Bairro Alvolândia ganhou o título da maior festa de 
rua do município de Lajedo do Tabocal ,durante vários anos foi também o 
São joão antecipado do município e agora com a organização de Elmo 
Santana , Raizinha , Jiordanny Cruz e moradores da rua do Peixe (onde 
será montado o palco) o forró promete ser a principal atração alternativa 
depois do aniversário da cidade. 

Organização: Elmo Santana ;  Jiordanny Cruz; Raizinha e moradores da Rua do Peixe.
Colaboração: Prefeitura Municipal de Lajedo do Tabocal

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Lajedo do Tabocal - Povoado do Peixe em Festa com o Inicío do Campeonato de futebol do Peixe 2011 - Blog do Vereador Felipe Mendes


Neste último domingo (29) a Prefeita Mariângela Borges juntamente com o Vice-Prefeito (Noel Brochini) e o Presidente da Câmara de Vereadores , Felipe Mendes,  entregaram a comunidade do Povoado do Peixe-Lajedo do Tabocal- Bahia: Traves de futebol oficial, um par de redes, três bolas oficiais, um kit campo, contendo uma bomba, cinco pitos, dois cartões, um apito e um  estádio( O Vigilâo) novinho em folha que  passou por reformas, construção devestiário e bancos de reservas.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Marcelino Galo causa transtorno ao defender criação de Região Metropolitana de Conquista- Lajedo do Tabocal Online




A criação da Região Metropolitana de Vitória da Conquista virou Projeto de Lei Complementar apresentado pelo deputado petista Marcelino Galo, determinando que a RMVC seja composta por nada menos do que 37 municípios da região.
O projeto foi apresentado por Galo para atender desejo antigo do prefeito de Conquista, Guilherme Menezes, "que por diversas vezes relatou e manifestou o interesse dos municípios da região, das empresas, dos movimentos sociais e da sociedade em ver criada a Região Metropolitana de Vitória da Conquista (RMVC)."
O deputado ampara sua justificativa em artigo do consultor Wal Cordeiro, publicado em blog particular, em fevereiro deste ano, no qual ele garante que este "é o maior desafio atualmente, pois, através dessa ação, a região poderá dar um grande salto para o futuro, através do desenvolvimento sócio-econômico, seguindo o exemplo de Maringá, Londrina, Joinville, Campinas e Santos."
O consultor enumera mais de uma dezena de vantagens que a criação desta região metropolitana traria, sendo a primeira "grandes vantagens políticas e econômicas para a região. Muitos financiamentos do governo federal.para subsidiar um modelo de planejamento e gestão, racionalização do fluxo do transporte, combater a pobreza, sem falar em recursos para as áreas de saúde e educação".
Através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança e Cidadania) seria possíbel "angariar recursos para a construção de um porto seco; construção de um novo aeroporto, expectativas de desenvolvimento e investimento em setores prioritários, como indústria, segurança e moradia e um turismo sustentável", de acordo com o deputado.
Este prevê beneficiamento para 2 milhões de pessoas, em especial moradores de Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caatiba, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Cravolândia, Encruzilhada, Firmino Alves, Ibicuí, Iguaí, Irajuba, Itambé, Itapetinga, Itaquara, Itarantim, Itiruçu, Itororó, Jaguaquara, Jequié, Lafayette Coutinho, Lajedo do Tabocal, Macarani, Maiquinique, Manoel Vitorino, Maracás, Mirante, Nova Canaã, Planaltino, Planalto, Poções, Potiraguá, Ribeirão do Largo, Santa Inês e Tremedal, municípios que comporiam a Região Metropolitana de Vitória da Conquista.
Fonte: JusBrasil
O Deputado tem recebido duras críticas pelo projeto de Lei, tendo em vista que teve em Cidades como Jaguaquara (maior cidade do vale do jiquiriçá) mais de mil votos, os políticos regionais não entendem, o porquê de um projeto que venha beneficiar apenas a cidade de Vitória da Conquista e transformar as outras circunvizinhas em meras Zonas Rurais do município.  Em Jequié o Projeto de Galo, além de contrariar os representantes do Poder Legislativo de Jequié, mexeu com a maioria das pessoas que compareceram à Câmara e deram seu testemunho público de que são contra o polêmico projeto que visa transformar Vitória da Conquista em uma Metrópole, liderando o Sudoeste Baiano e parte do Norte de Minas Gerais. 

PALESTRA SOBRE O “TOQUE DE ACOLHER” COM JUIZ DR. JOSÉ BRANDÃO NO CLUBE SOCIAL PLANALTINENSE


Depois de Inaugurar o "Toque de Acolher" na cidade de Santo Estêvão-BA, em junho de 2009, o Juiz José Brandão, implantou o "toque de acolher" no último dia 27 de março, nas cidades de Maracas-BA e Planaltino-BA, que estão sob a jurisdição. A medida entra em vigor no dia 8/06/11.
A Secretaria Municipal de Educação, por compreender a importância da medida, firmou parceria com a Comarca de Maracás, com objetivo de informar a população planaltinense sobre a medida. As escolas municipais estão realizado diversas atividades com objetivo de discutir o “Toque de Acolher”.
Para encerrar essa primeira etapa de discussão, será realizado amanhã (01/06), às 19 horas, no Clube Social Planaltinense, uma palestra com o Juiz Dr. José Brandão, com a temática “TOQUE DE ACOLHER: medida disciplinar de acolhimento e proteção à criança e ao adolescente”.
Ressaltamos a importância da participação, sobretudo dos pais, mães e responsáveis por estudantes. A participação no evento é aberta a todas as pessoas da comunidade.

COMO VAI FUNCIONAR O “TOQUE DE ACOLHER”

Pela portaria do Judiciário, crianças de até 12 anos devem chegar em casa até as 20h30. Para quem tem até 15 anos, o horário fixado de retorno é 22h. Os adolescentes com idades acima de 15 e inferior a 18 anos não podem ficar na rua além das 23h.
Nas sextas, sábados, domingos, feriados e vésperas de feriados, haverá tolerância de meia hora.
Em períodos de festas tradicionais, como São João, Natal, Réveillon, a tabela é suspensa, permitindo aos adolescentes permanecer nas ruas em qualquer horário. Fise-se que, em qualquer circunstância, os impedimentos não valem para quem estiver acompanhado de pais ou responsáveis. Não será conduzido aquele que estiver em atividade escolar, religiosa, esportiva.
Caso sejam encontrados menores de idade fora dos horários, de acordo com a faixa etária, são encaminhados para o Juizado da Infância. De lá, os Comissários ligam para os pais para buscar seus filhos. Em caso de reincidência, o responsável pelo adolescente, pode pagar multa de 03 a 20 salários-mínimos, conforme o art. 249 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
DROGAS – O juiz José Brandão afirma que sua iniciativa visa prevenir situações de risco e drogas e defende a idéia de que a Justiça deve interferir nas questões sociais e não apenas julgar depois que os fatos ocorrem. "Há 03 semanas, houve apreensão de 180 pedras de crack envolvendo menores”, disse o Juiz.
Fonte: www.educaplanaltino.blogspot.com