"Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição"

terça-feira, 31 de maio de 2011

Marcelino Galo causa transtorno ao defender criação de Região Metropolitana de Conquista- Lajedo do Tabocal Online




A criação da Região Metropolitana de Vitória da Conquista virou Projeto de Lei Complementar apresentado pelo deputado petista Marcelino Galo, determinando que a RMVC seja composta por nada menos do que 37 municípios da região.
O projeto foi apresentado por Galo para atender desejo antigo do prefeito de Conquista, Guilherme Menezes, "que por diversas vezes relatou e manifestou o interesse dos municípios da região, das empresas, dos movimentos sociais e da sociedade em ver criada a Região Metropolitana de Vitória da Conquista (RMVC)."
O deputado ampara sua justificativa em artigo do consultor Wal Cordeiro, publicado em blog particular, em fevereiro deste ano, no qual ele garante que este "é o maior desafio atualmente, pois, através dessa ação, a região poderá dar um grande salto para o futuro, através do desenvolvimento sócio-econômico, seguindo o exemplo de Maringá, Londrina, Joinville, Campinas e Santos."
O consultor enumera mais de uma dezena de vantagens que a criação desta região metropolitana traria, sendo a primeira "grandes vantagens políticas e econômicas para a região. Muitos financiamentos do governo federal.para subsidiar um modelo de planejamento e gestão, racionalização do fluxo do transporte, combater a pobreza, sem falar em recursos para as áreas de saúde e educação".
Através do Pronasci (Programa Nacional de Segurança e Cidadania) seria possíbel "angariar recursos para a construção de um porto seco; construção de um novo aeroporto, expectativas de desenvolvimento e investimento em setores prioritários, como indústria, segurança e moradia e um turismo sustentável", de acordo com o deputado.
Este prevê beneficiamento para 2 milhões de pessoas, em especial moradores de Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caatiba, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Cravolândia, Encruzilhada, Firmino Alves, Ibicuí, Iguaí, Irajuba, Itambé, Itapetinga, Itaquara, Itarantim, Itiruçu, Itororó, Jaguaquara, Jequié, Lafayette Coutinho, Lajedo do Tabocal, Macarani, Maiquinique, Manoel Vitorino, Maracás, Mirante, Nova Canaã, Planaltino, Planalto, Poções, Potiraguá, Ribeirão do Largo, Santa Inês e Tremedal, municípios que comporiam a Região Metropolitana de Vitória da Conquista.
Fonte: JusBrasil
O Deputado tem recebido duras críticas pelo projeto de Lei, tendo em vista que teve em Cidades como Jaguaquara (maior cidade do vale do jiquiriçá) mais de mil votos, os políticos regionais não entendem, o porquê de um projeto que venha beneficiar apenas a cidade de Vitória da Conquista e transformar as outras circunvizinhas em meras Zonas Rurais do município.  Em Jequié o Projeto de Galo, além de contrariar os representantes do Poder Legislativo de Jequié, mexeu com a maioria das pessoas que compareceram à Câmara e deram seu testemunho público de que são contra o polêmico projeto que visa transformar Vitória da Conquista em uma Metrópole, liderando o Sudoeste Baiano e parte do Norte de Minas Gerais. 

Um comentário:

  1. Ivonildo de Oliveira Rodrigues15 de junho de 2011 às 12:46

    Se a Região Metropolitana de Vitória da Conquista é inviável para os outros municípios que fariam parte da mesma, por que não o é para os municípios que fariam parte das:

    Leur Lomanto Jr. quer criação da Região Metropolitana de Jequié
    Postada por Redação em 31 de maio de 2011 15:40


    Em conjunto com os deputados Euclides Fernandes (PDT) e Sandro Régis (PR), o deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB) se articulou para apresentar ao executivo um projeto de criação da Região Metropolitana da cidade de Jequié. A inclusão da cidade no projeto que cria a Região Metropolitana de Vitória da Conquista foi criticada pelo deputado, que afirmou que o projeto despreza a dimensão histórica e política da cidade.
    Processo de criação da Região Metropolitana de Feira está avançando
    14 de junho de 2011 - 12:00 Marcelo Aragão


    O processo de criação da Região Metropolitana (RM) de Feira de Santana está avançando. O secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, e o deputado líder do governo estadual na Assembleia Legislativa (AL), José Neto (PT), apresentaram critérios para a concretização da RM feirense aos deputados ligados a região do município citado. A apresentação foi realizada durante encontro no Prédio da Governadoria, na tarde de ontem(13).

    ResponderExcluir