"Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição"

sábado, 12 de novembro de 2011

LAJEDO DO TABOCAL: CURSO DE BIOJOAIS NO CRAS

Abertas as inscrições para o Novo Curso do CRAS -
  " BIOJÓIAS"


INSCRIÇÕES ABERTAS A PARTIR DO DIA 08/11 ATÉ 10/11, PARA JOVENS E ADULTOS .

CRAS DE LAJEDO DO TABOCAL; End Rua Eugênio D´Ângelo,sn bairro Alvolândia.

AULAS GRATUITAS NO HORÁRIO MATUTINO E VESPERTINO



O que é biojóia?
São peças confeccionadas com sementes ou gemas vegetais, cascas, cocos, madeiras reaproveitadas, fibras e outros materiais encontrados no ventre das ricas florestas do Brasil, em especial a floresta amazônica. Elas nascem como forma de valorização da identidade cultural e do compromisso dos povos amazônicos, que unem a geração de renda com a preservação da natureza.   
História
A arte com sementes surgiram com os índios, que faziam colares e pulseiras com as sementes e cascas de frutos, estas peças eram chamadas de contas. Viviam principalmente da caça e da pesca. As tribos mais adiantadas, porém, plantavam o milho, a mandioca e o fumo. Quando a caça faltava e a pesca se tornava insuficiente, os índios mudavam-se para outros lugares. Eram, portanto, nômades.
Os adornos principais dos índios consistiam em pintar o corpo com a tinta vermelha do tmicu e azul do jenipapo; alguns furavam as orelhas e os lábios, onde punham pedaços de madeira ou botoques, nome que até serviu para denominar uma tribo, a dos botocudos. E usavam também os colares de contas e dentes de animais ou de inimigos e enfeitavam-se com penas de pássaros.
Hoje os índios civilizados, vivem muito do artesanato, produzem muitos trabalhos típicos de suas histórias e tradições, mas os principais trabalhos produzidos são as contas, que possuem uma diversidade muito grande.
A partir de então surgem as biojóias, geradas a partir da criatividade de nossos designers,  são jóias que aliam a nobreza do ouro, da prata e das pedras brasileiras, que misturadas artisticamente com sementes variadas. São criações artísticas e ecologicamente corretas, tipicamente brasileiras, que se utilizam das cores, formas e texturas da riquíssima flora brasileira  para tornar mais belos e acessíveis as jóias e  os adornos destinados a embelezar as mulheres de todo o mundo
Esta nova tendência, ao utilizar-se de materiais oriundos da natureza, belos e selvagens, que antes eram ignorados na confecção de jóias de qualidade,  enriquecidos com as maravilhosas pedras brasileiras e sem atentar contra o meio-ambiente, está surpreendendo o mundo com o seu design e criatividade,  destacando o Brasil nas Feiras de Jóias internacionais e enlouquecendo a Europa. 
 fonte:www.artesanatonarede.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário